Você ama livros e gostaria de aprender como ler mais e melhor? Então esse guia completo foi criado especialmente para te ajudar nisso.
Sabemos que o hábito da leitura pode transformar a vida das pessoas e com certeza se você está aqui, é pelo fato que está tendo sua vida transformada através desse hábito.
Mas o que muitos não sabem, é que também é necessário aprender a otimizar seu tempo de leitura e ainda, de um bom planejamento para poder evoluir ainda mais nesse hábito.
Pois, é só através da construção deste planejamento e pela adoção de novas atitudes, que você pode aprender a ler mais rápido e conseguir ao mesmo tempo, evoluir ainda mais na sua trajetória como leitor.
Sabemos também que nenhum planejamento é perfeito e imprevistos podem surgir no meio do caminho.
Porém, quando você aprende a planejar e ao mesmo tempo adaptar seu hábito da leitura, com o tempo, vai se tornando cada vez mais fácil se reinventar como leitor.
Está preparado para aprender com o nosso guia definitivo e transformar os seus momentos de leitura?
Index
Qual a importância de aprender sobre como ler mais e melhor?
O que fazer antes de iniciar o seu momento de leitura para ler mais rápido
O que fazer durante o seu momento de leitura
Como terminar seu momento de leitura
Organize e acompanhe as informações do seu planejamento de leituras
Qual a importância de aprender sobre como ler mais e melhor?
Vivemos em um mundo cada vez mais ágil e tecnológico. Novas profissões estão surgindo e isso faz com que tenhamos que nos manter sempre atualizados e focados na construção de uma rotina de estudos.
Os livros são grandes aliados para nos ajudar na construção dessa rotina, pois, eles podem nos auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades e na descoberta de novos conhecimentos.
Portanto, quanto mais você ler e estudar através do conhecimento adquirido pelos livros (colocando ele em prática, claro), maiores serão as suas chances de se destacar profissionalmente e pessoalmente, para continuar assim, evoluindo junto com o mundo.
Mas atenção…
Quando falamos em ler mais, não queremos dizer que é necessário que uma pessoa leia uma quantidade absurda de livros para poder evoluir, mas sim, que ela foque em qualidade, ao invés de quantidade.
E quando falamos em qualidade, isso inclui a busca da leitura de livros certos, para o momento de vida que você se encontra.
Afinal, não adiantaria nada, por exemplo, uma pessoa que está começando a estudar sobre um determinado assunto, já começar por um livro que contenha conhecimento avançado do mesmo, não é certo?
E é aí que o planejamento entra para te ajudar a definir tudo isso: com ele você vai aprender a otimizar suas leituras e entender como organizar sua rotina.
E claro que nossas vidas não envolvem só nossas carreiras profissionais e é super necessário que tenhamos momentos de lazer. Por isso também, é importante incluir na sua rotina, a leitura de livros fora da sua área de trabalho.
Afinal, equilíbrio é tudo, não é mesmo?
Um planejamento bem construído, pode te auxiliar com esses dois momentos: os de estudos e os de lazer, tendo como companhia o livro da sua escolha.
Vamos começar essa construção?
Planeje suas leituras:
Pesquise sobre autores que escrevem livros que falam de temas do seu interesse:
Vamos supor que você está começando a trabalhar com marketing e tem como uma de suas paixões ler livros de histórias de romance.
Então, você deve buscar conhecer mais, quais são os autores que escrevem livros desses temas.
Veja quais autores falam sobre assuntos que tem tudo a ver com o momento atual da sua vida profissional.
Exemplo: autores que têm livros que falam da parte básica de marketing, já que você está iniciando na área.
E para os autores que contam histórias de amor, veja quais chamam mais sua atenção e quais escrevem sobre histórias que você acredita que gostaria de ler.
Crie um planejamento básico para suas leituras: o que seria esse planejamento?
Depois de reunir os livros dos autores que falam sobre temas do seu interesse, você vai partir para a criação do planejamento.
Esse planejamento vai ser focado na definição de objetivos, metas para seus objetivos, divisão das metas em tarefas, na criação de um mapa mental para facilitar a sua jornada e organização da sua agenda.
Aqui nesse artigo, vamos te explicar como você pode botar tudo isso em prática.
Além disso, também separamos algumas dicas para você aproveitar ainda melhor seus momentos de leitura.
Defina objetivos para o seu planejamento:
No planejamento que sugerimos que você crie, queremos levar em conta que seus objetivos como leitor serão definidos pensando no longo prazo.
Lembra dos exemplos que colocamos mais acima, falando sobre estar iniciando a trabalhar com marketing e ter paixão por ler livros de romance? Vamos continuar utilizando os mesmos exemplos daqui para frente…
Supondo que você iniciou seu planejamento no mês de janeiro do ano X e até o mês de dezembro do mesmo ano, você quer ter atingido os seguintes objetivos:
A. Iniciar a estudar sobre marketing:
Até dezembro do ano X, gostaria de ter lido livros que me proporcionem um conhecimento amplo da parte básica do marketing.
B. Ter momentos de lazer lendo histórias de romance:
Até dezembro do ano X, gostaria de ter tido pelo menos 6 horas a cada mês para o meu momento de lazer lendo histórias de romance.
Vale ressaltar que a construção de nossas trajetórias, funciona como uma escada, ou seja, devemos subir degrau por degrau.
Por este motivo, não te aconselhamos a definir objetivos super altos e que talvez possam te levar a frustração caso você não os atinja até o final do seu planejamento.
Foque em criar objetivos que estejam de acordo com a sua realidade atual e que te permitam ter uma rotina de estudos e também de lazer que te faça bem.
Levando em conta, por exemplo, o objetivo da letra A que colocamos acima, não queremos dizer que a pessoa que o definiu teria que ler uma quantidade enorme de livros e talvez acabar ficando saturada por ter lido muito conteúdo ao mesmo tempo…
Mas sim, que ela deve ler os livros certos que a ajudem a adquirir conhecimento amplo sobre a parte básica de marketing.
Escolhendo bem uma quantidade baixa de livros que a pessoa pretende ler e vendo quais temas os mesmos abordam para ver se incluem uma parte ampla das questões básicas de marketing, isso é totalmente alcançável e possível.
Lembre-se que qualidade é melhor que quantidade!
Outro ponto importante, é que um objetivo não significa nada, sem ter uma data para sua conclusão.
Por essa razão, assim como colocamos nos exemplos o mês de dezembro, você também deve colocar nos seus objetivos uma data para ter alcançado os mesmos. Pode ser um dia em específico, um mês, uma semana de determinado mês…
Aprofunde seu planejamento definindo metas de leitura usando a técnica smart:
Agora chegou o momento de definir esses objetivos de longo prazo, em metas menores para cada uma ser atingida em diferentes momentos, até atingir a data final que você colocou nos seus objetivos.
Vale ressaltar, que você deve sempre estar adaptando suas metas, pois podem surgir imprevistos no meio do caminho ou você pode não chegar a atingir alguma meta na data que você estipulou.
Para definir as suas metas sugerimos que você utilize a técnica SMART. Mas o que seria essa técnica? Te explicamos abaixo:
S – Vem do inglês “specific”, que em português seria específico.
M – Vem do inglês “measurable”, que em português seria mensurável.
A – Vem do inglês “attainable”, que em português seria alcançável.
R – Vem do inglês “relevant”, que em português seria relevante.
T – Vem do inglês “time-based”, que em português seria temporal.
O que você deve fazer é definir metas para cada um dos seus objetivos e que cada uma delas seja: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.
Então, já que você quer aprender como ler mais e melhor, suas metas devem ser focadas nisso.
Tendo em mente o objetivo definido em janeiro :
Até dezembro do ano X, gostaria de ter lido livros que me proporcionem um conhecimento amplo da parte básica do marketing.
Você pode definir que suas metas seriam:
1 – Para a primeira quinzena de janeiro, vou verificar quais seriam os tópicos dos conteúdos básicos de marketing, realizando uma pesquisa na internet.
2 – Para a segunda quinzena de janeiro, vou verificar os livros de autores do meu interesse de marketing e ver quais conteúdos eles abordam, para ver se incluem esses tópicos básicos e assim eu possa fazer uma seleção de leitura inicial.
3 – Na primeira quinzena de fevereiro, vou começar a ler o primeiro livro desses que selecionei e espero ter terminado de ler o mesmo até o fim da primeira quinzena de março.
Você pode e deve ser criativo. Se quiser definir suas metas por quinzena, por semana ou por mês, isso fica a seu critério.
O importante é ter o mapeamento do que você quer atingir para que te sirva como uma rota para chegar ao objetivo final.
Você pode também definir metas, por exemplo, apenas para os três primeiros meses e esperar que eles terminem para voltar a definir metas para os outros que faltam até chegar em dezembro.
Defina suas metas da forma que você se sentir confortável!
Divida suas metas em tarefas:
Outro ponto importante para alcançar suas metas, é definir tarefas para chegar até elas, sempre que for necessário.
Tendo como exemplo a seguinte meta:
2 – Para a segunda quinzena de janeiro, vou verificar os livros de autores do meu interesse de marketing e ver quais conteúdos eles abordam, para ver se incluem esses tópicos básicos e assim eu possa fazer uma seleção de leitura inicial.
Podemos dizer que as tarefas para chegar até ela seriam:
1. Construir uma check-list para ver se os livros de autores do meu interesse de marketing incluem os tópicos dos conteúdos básicos.
2. Depois de verificar isso, irei listar os livros por ordem de leitura.
3. A partir da ordem que eu criei, selecionarei quais livros iniciarei lendo nos três primeiros meses, colocando em prática o planejamento.
Viu como pode ser simples? E só de ter isso definido, já pode ajudar muito na organização da sua rotina.
Crie um mapa mental para o seu planejamento de leitura final:
Quando visualizamos de maneira direta e objetiva o que queremos alcançar, fica muito melhor para termos uma visão de como chegar até lá.
É aí que entra o mapa mental, pois ele vai servir como uma informação central de seu planejamento e vai te auxiliar a fixar o caminho que você deve seguir.
Para criar o seu mapa mental, você pode utilizar modelos prontos do Canva, que é uma ferramenta incrível já conhecida na internet e que serve para que criemos designs fantásticos.
Abaixo deixamos como exemplo, como seria o mapa mental que criamos para o objetivo de marketing utilizando o Canva:
Separe momentos semanais na sua agenda para leitura:
Agora que você já criou a parte principal do seu planejamento, chegou a hora de organizar sua agenda.
O ideal é que você defina (de preferência em um domingo ou segunda-feira de manhã no máximo) em sua agenda, quais serão os momentos de leitura que você vai ter nos próximos 7 dias.
Vale fazer da maneira que você acredita ser mais efetiva.
Se você é uma pessoa que não gosta de ler durante muitas horas seguidas, você pode separar 30 minutos na sua agenda a cada dia.
Já se você curte sentar e ler durante um maior tempo, talvez o ideal para você é separar a tarde de sábado para ler durante todo o período que você achar necessário.
Não existe certo ou errado, existem as suas preferências e como você acredita que pode encaixar esses momentos na sua rotina.
Já se você acredita que não tem tempo para ler pois tem uma rotina muito corrida, é necessário que você busque entender como conseguir tempo para ler.
Participe de ou crie um clube de livro:
Um clube do livro pode ser uma oportunidade única de tornar ainda melhor sua trajetória como leitor.
Você pode criar um clube do livro, participar de um clube que já existe, etc.
São inúmeros os benefícios dessa oportunidade e fazendo parte de um, você poderá “trocar figurinhas” com outras pessoas sobre os livros que você está lendo.
O que fazer antes de iniciar o seu momento de leitura para ler mais rápido:
Certifique-se de estar em um ambiente tranquilo:
Antes de começar a ler, é importante que você se certifique de estar em um local que não tenha distrações, que seja confortável e organizado, pois tudo isso vai facilitar a sua concentração no momento de leitura.
Caso não seja possível e/ou você prefira ler em ambientes diversos que contenham muito ruído, também não tem problema.
O importante é você se sentir confortável no ambiente em que se encontra para ter um bom aproveitamento do conhecimento que você está prestes a adquirir através do momento de leitura.
Outra dica, que para muitas pessoas talvez seja óbvia mas nunca faz mal lembrar: em caso que você não esteja usando algum aplicativo no seu celular para ler e seja possível desligar o aparelho ou o deixá-lo no modo silencioso, é ainda melhor.
Em um mundo que nos enche de notificações digitais, ter ao menos um momento de silêncio sem elas para aproveitar a nossa leitura, faz toda a diferença, não é mesmo?
Outra dica é organizar dentro da sua casa o seu próprio local de leitura: pode ser na sua poltrona favorita, na sua escrivaninha e cadeira de estudos ou onde você preferir. Mas lembre-se também de cuidar da sua postura durante o momento de leitura!
Já se você prefere ler em algum local público e ama café, que tal selecionar a sua cafeteria favorita de sua cidade para ter esse momento?
Vale mais uma vez usar a sua criatividade, o importante é encontrar um local que te ajude a ter concentração e o foco para ler.
Use a técnica pomodoro:
A técnica pomodoro foi criada em 1988 por um italiano chamado Francisco Cirillo e ela é focada em auxiliar na gestão de tempo para que realizemos tarefas.
Como essa técnica funciona?
Essa técnica consiste em dividir a realização de suas tarefas em blocos de 25 minutos, ter um descanso de 5 minutos e voltar a repetir esse mesmo ciclo, até completar 2 horas inteiras.
Ao completar 2 horas, o ideal é que você descanse por uns 30 minutos e só depois volte a repetir esse ciclo de pomodoros.
Pomodoro significa tomate em italiano e a técnica ganha esse nome pois é como se o tempo fosse dividido em 4 partes de 25 minutos de realização de tarefa + 5 minutos descansando até completar 2 horas, assim como o tomate também é dividido em 4 partes.
Fantástico né?
Então para aplicar isso para sua leitura é simples: antes de começar a ler, coloque um despertador para tocar em até 25 minutos e leia de forma ininterrupta durante esse tempo. Ao momento que tocar esse despertador descanse por 5 minutos.
Você pode escolher repetir esse ciclo até finalizar as 2 horas ou fazer uma sessão de pomodoro de 25 minutos lendo e 5 minutos descansando, terminando seu momento de leitura do dia por aí.
O que vale aqui é você adequar a sua agenda para as suas possibilidades e para ter o tempo que funciona para você separado para esse momento de leitura, assim como mencionamos mais acima ao falarmos da agenda.
Saber adaptar os seus horários sendo focado é muito importante e a Técnica Pomodoro pode te ajudar nisso.
Use a técnica scanning:
Agora se você quer ler mais rápido e quer encontrar uma determinada informação de maneira mais objetiva, vale a pena utilizar a técnica scanning.
Essa técnica se refere ao ato de fazer uma rápida visualização de um determinado texto, buscando por frases, ideias, palavras ou imagens específicas, que tenham a ver com o que você precisa ou quer aprender no momento.
Então voltando para o exemplo de Marketing, vamos supor que você precisa aprender um tópico específico da parte básica de Marketing em um livro que contenha dezenas de páginas explicando tudo dessa parte.
O que você vai fazer é olhar o livro de cima para baixo buscando por alguma coisa que remeta a esse tópico lá. Você pode começar olhando pelo index ou pela parte que fizer mais sentido para você.
O importante aqui é que você busque, até terminar de encontrar tudo o que você precisa desse tópico.
O que fazer durante o seu momento de leitura:
Grife o que você considerar relevante no livro:
Se você é daquele tipo de pessoa que ama grifar o que considera relevante e está com um livro físico que é seu em mãos, vale a pena utilizar bastante o seu grifa-texto.
Ao grifarmos as partes mais importantes enquanto lemos, acabamos adquirindo mais facilidade para lembrar delas ou encontrá-las novamente depois em nossos livros.
Faça resumos para se lembrar sempre do conhecimento adquirido:
Muitas pessoas dizem que somente temos que fazer resumos quando estamos na escola ou na universidade realizando uma graduação ou uma pós. Mas na verdade os resumos podem e devem ser nossos aliados para o resto de nossas vidas.
Os benefícios de você realizar um resumo para cada livro que lê e considera relevante, são inúmeros:
• Você vai ter sempre onde buscar informações que quer de maneira objetiva sobre seus livros, se mantiver os seus resumos bem guardados e organizados.
• Você vai acabar memorizando mais as informações que leu.
• Isso pode te auxiliar a melhorar a sua confecção de textos.
• Etc…
Obviamente que você não precisa fazer resumos para todos os livros, mas vale a pena fazer para aqueles livros que você considera que de alguma forma impactaram sua vida e sua visão de mundo.
Mais para frente você com certeza vai ter ficado muito feliz e agradecido consigo mesmo, por ter criado esse hábito de resumir as informações.
Dê pausas para descanso:
Assim como falamos mais acima na explicação da técnica pomodoro, é importante que você descanse nos seus momentos de leitura e nessa parte do artigo reiteramos a importância de você descansar antes e após ele também.
Afinal somos seres humanos e ninguém é de ferro.
Também precisamos relaxar e descansar para aproveitar ainda melhor esses momentos de leitura que tanto amamos.
Como terminar seu momento de leitura:
Desenvolva o hábito do “journaling”:
O journaling nada mais é que o hábito de registrar seus pensamentos e reflexões em um diário.
E como aplicar isso para o fim do seu momento de leitura?
Você pode escrever, por exemplo, uma reflexão que teve sobre o que aprendeu ou sobre dez coisas que te fizeram sentir grato durante aquele momento de leitura.
Use da sua criatividade e crie memórias para no futuro ter recordações do que você estava sentindo através de um livro nesse momento em que você se encontra.
Não se esqueça de marcar a data cada vez que for escrever sobre um momento de leitura em específico.
E utilize o que você se sentir mais cômodo para registrar tudo isso: pode ser um arquivo no seu próprio e-mail, em um caderno e por aí vai.
Organize e acompanhe as informações do seu planejamento de leituras:
Crie uma rotina de organização:
Aqui em nosso artigo falamos muito sobre a criação do seu próprio planejamento de leitura através da definição de objetivos, metas, tarefas, desenvolvimento de mapa mental, resumos, “journaling” de leitura, etc.
Mas de nada adianta ter tudo isso criado, se você não organizar todas as informações e ter cuidados com elas.
Por isso, crie uma rotina em que você tenha o hábito de organizar tudo isso que criou sempre quando for necessário.
Faça um acompanhamento semanal do seu planejamento:
Falamos também em nosso artigo sobre a necessidade de se adaptar sempre quando for preciso.
Por isso também queremos deixar a sugestão para que você faça um acompanhamento semanal do seu planejamento, para ajustar novamente a sua rota quando houver necessidade.
Para isso, separe um horário da sua semana para rever tudo que você vem desenvolvendo e esteja sempre aberto a mudanças. Afinal imprevistos e novas ideias sempre podem surgir!
Conclusão:
Para que possamos evoluir como leitores, temos que sempre estar buscando ir além, e claro, fazer o que é básico de forma bem feita.
Buscar sobre como ler mais e melhor, é algo que com certeza pode nos auxiliar em nossa trajetória como leitores e por isso, esperamos que todas as informações que disponibilizamos por aqui tenham te ajudado nisso.
Te desejamos sucesso para por em prática tudo que mencionamos ou os tópicos que você queira por.